sábado, 21 de fevereiro de 2015

PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE GOIÂNIA


  •  Em 1932 a "Informação Goyana" publica a seguinte nota "O assunto mais palpitante  do momento em todo o Estado é o da mudança de sua capital, projetada pela interventor Pedro Ludovico, para outro local. No interior do estado reina um verdadeiro entusiasmo ela ideia, sendo que a  maioria é pela transferência da sede do governo. Na capital, entretanto, dois teros são a favor sendo a maioria contraria composta de grandes proprietários.
  • 4 de julho de 1932- Na cidade de Bonfim -atual Silvânia- Pedro Ludovico faz sua primeira declaração sobre a mudança da Capital.
  •  Em viagem ao Rio de Janeiro, em fins de outubro, o interventor Pedro Ludovico consegue o primeiro empréstimo com o governo federal para a concretização da mudança da capital.
  • No dia 20 de Dezembro de 1932  "Correio oficial" o decreto n 2737, nomeando uma comissão ara realizar os estudos necessários para a escolha de um local para se edificar a futura capital.
  • No dia 03 de Janeiro de 1933 a comissão anuncia os locais escolhidos para serem estudados.Quatro foram as localidades indicadas: Pires do Rio, Bonfim, Bata, Campinas.
  • A comissão escolhe campinas como local onde deveria se situar a nova capital considerando que a mesma se achava no local mais centralizado da parte mais povoada e desenvolvida do estado, bem como possuía ótimas terras e topografia apropriada para a edificação de uma nova Capital.
  • A partir de 1933 uma série de decretos institucionalizou a demarcação do sitio urbano, estabeleceu o plano piloto e normatizou o lançamento da pedra fundamental da cidade.
  • Goiânia se instalou a partir de dois processos básicos: doação e vendas de terras. Como consta nos registros de doações os fazendeiros abriram mão de mais de 70 alqueires de terras para  formar o perímetro urbano. As primeiras doações vieram das fazendas Crimeia, Botafogo, Catingueiro e Caveiros.
  • A lógica constante da edificação de Goiânia era a de planejar para evitar os problemas da antiga capital, fato compreensível, já que tudo na nova cidade deveria ser diferentes dos sítios coloniais. A topografia deveria ser plana, elemento  fundamental na conformação da paisagem urbana, uma farta rede de drenagem, com campos de cerrado e matas de galeria que logo ganharam os contornos de avenidas largas e calçadas construídas para carros que não existiam.
  • O primeiro plano piloto dedicou atenção especial ao traçados das ruas e avenidas que visavam aproveitar a topografia para evitar a velocidade do escoamento das águas. A outra novidade era o zoneamento. A cidade foi dividida em zonas: zona industrial, residencial, comercial, centro administrativo... 

2 comentários:

  1. Você está procurando um empréstimo comercial, empréstimos pessoais, empréstimos hipotecários, empréstimos para carros, empréstimos estudantis, empréstimos não garantidos para consolidação, financiamento de projetos etc ... ou simplesmente recusar empréstimos de um banco ou instituição financeira por um ou mais motivos? Somos as soluções certas para crédito! Oferecemos empréstimos a empresas e indivíduos com uma taxa de juros baixa e acessível de 2%. Portanto, se você estiver interessado em um empréstimo urgente e seguro. Para mais informações, envie um email hoje: Via: Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  2. Stainless Steel Glasses | T-Shirts | T-shirts | T-Shirts
    › › T-Shirts › T-Shirts Made black titanium rings in China by T-Shirts - Premium-In-Platinum-Gold. The stainless steel is made of titanium alloy nier durable urban titanium metallic titanium alloy with an easy-to-use process. T-Shirt titanium white acrylic paint with the titanium block word "Vin".

    ResponderExcluir